Por que não usar antissépticos?

Sua pele possui uma barreira natural contra patógenos (como bactérias), chamada microbiota. Geralmente conhecemos a "flora" intestinal, porém a microbiota está presente em outros lugares do corpo, como estômago, olhos e, o mais importante no caso do piercing, na pele!

A microbiota residente é um conjunto de microrganismos que habitam permanentemente um local e depende de fatores como pH, umidade, nutrientes, entre outros. Ela possui diversas funções importantíssimas para nós, principalmente para nossa imunidade. A microbiota residente está constantemente sendo exposta a patógenos, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Outra função incrível é a proteção direta contra alguns patógenos. Isso porque os microrganismos naturais da pele competem com agentes externos por nutrientes, dificultando a colonização de microrganismos que possam vir a nos contaminar — como, por exemplo, aquela bactéria que estava na sua mão justamente quando você foi coçar seu piercing.

Outro papel importantíssimo da microbiota da pele é ajudar na inflamação do seu piercing. Isso mesmo: as bactérias "do bem" que habitam sua pele estão constantemente produzindo substâncias como bacteriocinas e defensinas. Além de serem antimicrobianas, essas substâncias também possuem ação anti-inflamatória.

Resumindo: o antisséptico não consegue distinguir quais bactérias são boas e quais são ruins. Ele elimina toda uma linha de defesa natural da sua própria pele. Já existem, inclusive, alguns documentos de enfermagem desencorajando o uso de antissépticos (como o PARECER COREN/SC Nº 018/CT/2015). O sabonete neutro e cuidados básicos para evitar contaminação já são suficientes para prevenir uma infecção bacteriana.